Jornal In Foco Publicidade 1200x90
30/03/2018 às 11h16min - Atualizada em 30/03/2018 às 11h16min

Com a casa cheia, igreja católica celebra início do Tríduo Pascal

Missa dos Lava - Pés

Ana Paula Olivera
Ana Paula Oliveira
Nesta quinta-feira da semana Santa, a Paróquia São Pedro e São Paulo reuniu fiéis para a celebração da Missa de Lava pés, uma das missas mais importante para o cristianismo no ano todo.

"Tríduo Pascal é o conjunto de três dias celebrados no cristianismo, composta pela sexta feira Santa, da qual a celebração começa com a missa vesperal na Ceia do Senhor na quinta feira Santa), o sábado Santo (ou de aleluia) e o domingo de Páscoa (que começa com a vigília pascal). 

A celebração desse período litúrgico nos garante a lembrança profunda das fundamentos da nossa fé, que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para nos livrar do pecado. De fato, a celebração do Triduum Sacrum representa nossa aproximação com a memória do sacrifício de Jesus Cristo por nós, do Cordeiro de Deus Imolado para remissão dos pecados. E não se resume em relembrar o sacrifício de Cristo, mas em nós mesmos nos voltarmos para o caminho de Deus, renovados pelo perdão."

Na missa enquanto os fiéis estavam em oração, eram lembrados do momento em que Jesus foi entregue por um de seus discípulos, Judas o traidor, mesmo sabendo que seria traído por Judas, Jesus o perdoou, pois o seu amor é infinito para com todos.
No dia em que ia ser entregue, Jesus pegou o pão e partiu, deu aos seus discípulos: "Tomai todos e comei, este é o meu corpo que será entregue por vós", pegando o vinho Jesus disse: "Tomai todos e bebei, este é o meu sangue que será derramado por vós". E assim com instituída a primeira missa no mundo, a primeira comunhão, Jesus deu aos seus discípulos o sacramento do sacerdócio, e instituiu o mandamento do amor, "amar uns aos outros como Ele vos amou".

Em homilia Padre Peterson pregou uma frase interessante onde dizia: "Jesus amou a todos, mas nem todos reconheceram esse amor."

A missa de quinta feira Santa, também é como conhecida como missa de Lava pés, pois após a homilia ocorre o ritual da lavagem dos pés pelo sacerdote, assim como Jesus fez.

A missa terminou com a trasladação do Santíssimo Sacramento lavado para uma das salas da do complexo da Igreja Matriz. Adoração Eucarística é recomendada, mas deve ser feita sem solenidades, todos os altares da igreja ficam desnudos, exceto onde se está o Santíssimo.
Após a transladação, a vigília iniciou-se, fazendo com que cada pastoral tivesse o seu momento de vigiar e adorar até o meio dia da sexta feira Santa. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90