Jornal In Foco Publicidade 1200x90
22/03/2018 às 18h54min - Atualizada em 22/03/2018 às 18h54min

Visita técnica à fundação PROPAZ é realizada com o intuito da implantação do projeto PEV

A visita contou com algumas apresentações de grupos culturais do município

Atila Penha - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Na tarde desta quarta-feira (21) a presidente do PROPAZ Mônica Altman, junto ao coronel Rocha, do Corpo de Bombeiros, visitou o espaço físico da fundação PROPAZ em Canaã. O local faz parte do complexo de segurança do município, integrada a outras entidades. A visita serviu para uma avaliação no local, que está há algum tempo sem atividades. De acordo com a presidente do PROPAZ, depois de várias conversas, e por meio de uma reunião realizada na manhã do mesmo dia, foi decidido que o PROPAZ irá trabalhar em parceria com o Corpo de Bombeiros do município, implantando o projeto Programa Educacional da Vida (PEV), que também irá trabalhar com entidades não governamentais que disseminem cultura dentro do município.
 
Mônica Altman falou um pouco sobre o que irá acontecer no local e qual o principal objetivo do projeto: "É um espaço da comunidade onde o governo do estado, através da nossa fundação, já fez hoje uma reunião com vários parceiros incluindo as não governamentais e o município para que todos unidos possamos disponibilizar o espaço para a comunidade da forma mais responsável e favorecer essa utilização com atividades fazendo um trabalho preventivo. Nós, com a fundação, temos a missão da cultura de paz, temos isso bem claro. Tirar crianças, jovens e adolescentes de uma situação de vulnerabilidade social é nossa meta principal. Então, hoje é o primeiro pontapé no sentido de unir esforços, integrar parceiros de todas as áreas para que esse espaço seja entregue à população!”


Monica e o coronel Rocha junto com o grupo Flores do Carimbó
 
O PEV é um programa de responsabilidade social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará que já existe há 25 anos e foi implantado com sucesso em diversos municípios do estado. O Coronel Rocha, que veio Belém para a visita ao complexo, explicou como funciona o projeto: "É um programa desenvolvido onde já existem nossas unidades do corpo de bombeiros. Ele é voltado para adolescentes de 10 à 14 anos que estão nesse exercício do risco e vulnerabilidade social. Então, é um programa que tem dado certo onde existe. Hoje nós temos 25 polos do programa e 3.500 alunos e é uma experiência que tem dado certo em todos os municípios e, como nós temos esse espaço físico que está ocioso e pertence a segurança pública aqui na cidade de Canaã, nós fomos procurados e estamos fazendo essa visita para fazer essa implantação do programa."


Coronel Rocha: "Estamos fazendo essa visita para fazer essa implantação do programa."
 
Uma das parceria já firmada será com a AMPECC, que já desenvolve atividades como o Circuito Cultural. O presidente Henrique Goya participou da visita e falou sobre a parceria: "A AMPECC já vem fazendo o circuito cultural e nós estávamos precisando de um espaço e vimos essa inoperante. Então, corremos atrás, fomos até Belém diretamente no PROPAZ e eles foram muito receptivos e daí surgiu uma conversa para que a AMPECC pudesse utilizar desse espaço. Hoje nós estamos sendo parceiros do PEV junto ao corpo de bombeiros. "


 
Outra entidade a fazer parte da visita foi a Secretaria de Educação. O coordenador técnico pedagógico, André Wilson, representou a pasta: "É importante destacar que quando a gente se une para fazer o bem tem todo diferencial. Então, aqui está envolvendo várias organizações no sentido de trazer a cidadania para nossas crianças, tira-las da vulnerabilidade. Nós vamos buscar parcerias não só do governo, mas também de empresas privadas, pois é um projeto que vai fazer diferencial no nosso município.”




 
A visita contou com algumas apresentações como a capoeira. O professor Paulo, junto aos alunos do seu grupo, fizeram algumas demonstrações. As meninas do grupo Flores do Carimbó também se apresentaram e logo depois a aluna Maria Eduarda, representando a Escola de Dança Denuize Teixeira, realizou uma apresenteção, demonstrando toda leveza de uma bailarina.
 
A fundação PROPAZ é um programa do governo do estado que tem o objetivo de melhorar as políticas públicas voltadas para a infância. O local ficará no comandado do Corpo de Bombeiros do município, mais especificamente no comando do major Catuaba. O espaço já tem uma data de inauguração, 27 de abril, e está aberto a parcerias.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90