Jornal In Foco Publicidade 1200x90
20/11/2022 às 11h29min - Atualizada em 20/11/2022 às 11h29min

Enem 2022: expectativas para o 2º dia de prova no Pará

Depois de cumprirem a primeira etapa do exame, os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2022 seguem, agora, para a realização da última prova, que ocorre neste domingo.

dol
 

Instituído em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, hoje, a principal forma de acesso às diversas instituições de ensino superior no Brasil e até mesmo fora do país. Depois de cumprirem a primeira etapa do exame, os candidatos inscritos no Enem 2022 seguem, agora, para a realização da última prova, que ocorre neste domingo (20). Cumprida a última etapa, restará aguardar pelo resultado e pensar no que fazer com a nota obtida.

Toda a preparação mantida pela estudante Heloisa Peixoto Rocha, 18 anos, tem como foco a chegada ao ensino superior e, mais especificamente, ao curso de medicina. Natural do município de Melgaço, no Arquipélago do Marajó, a jovem faz a preparação para o exame em Belém, onde mora.

Heloisa Peixoto Rocha

Heloisa Peixoto Rocha

 Heloisa Peixoto Rocha | Divulgação
  

 

“Toda a minha carreira estudantil é de escola pública, então, meu objetivo é uma faculdade pública, ou a universidade federal ou estadual daqui, mas eu também vou tentar usar a minha nota do Enem para o Sisu em alguma faculdade no Nordeste do país”.

Confiante após o cumprimento da primeira prova do exame, Heloisa conta que, neste último ano do ensino médio, decidiu fazer um cursinho de redação para reforçar a preparação, além de cuidar da saúde mental. “Estou confiante, planejei tudo durante o ano e foi crucial cuidar da minha saúde mental. Saí da pandemia de luto e com muita pressão, então, isso afetou muito a minha saúde mental e esse ano eu foquei em cuidar da saúde mental e dos estudos”.

O maior foco nos estudos também foi a estratégia utilizada por Beatriz Guimarães, 23 anos. Desde que concluiu o ensino médio, ela vem fazendo a prova do Enem com o objetivo de conquistar a sua vaga em uma universidade pública, mas, neste ano, ela conta que conseguiu se organizar melhor para estudar, inclusive participando das aulas de um cursinho gratuito, o Cursinho Popular Ágora.

 

Beatriz Guimarães

Beatriz Guimarães

 Beatriz Guimarães | Divulgação
  

“Meu principal objetivo é entrar na faculdade, na UFPA, já faz um tempo que eu venho tentando o curso de psicologia. Fiz a prova algumas vezes para treinar e outras vezes para tentar a bolsa, mas eu nunca consegui me dedicar aos estudos como nesse ano”, considera. “Esse ano eu decidi investir mesmo nos meus estudos, passei o ano todo estudando com o auxílio do cursinho pré-vestibular, já busco estudar e conhecer um pouco sobre a psicologia, o que eu pretendo estudar, como a psicologia social, uma área que eu gosto bastante e que eu gostaria de atuar”.

Victor Henrique Martins

Victor Henrique Martins

 Victor Henrique Martins | Divulgação

A busca por conhecimento acerca da profissão que se pretende seguir também é uma realidade para o estudante Victor Henrique Martins, 17 anos. Ele presta o Enem deste ano com o objetivo de conseguir aprovação no curso de psicologia. “Eu pretendo fazer faculdade de psicologia e a área que eu pretendo atuar é a da psicologia do esporte, auxiliando os atletas. Como eu gosto muito de esporte, essa foi uma área que eu me interessei”.

Já o estudante Paulo Victor Feio Raiol, 18 anos, que estuda na mesma instituição que Victor, o Colégio Acrópole, foca a preparação para o Enem para conseguir uma vaga no curso de medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Paulo Victor Feio Raiol

Paulo Victor Feio Raiol

 Paulo Victor Feio Raiol | Divulgação

“Eu decidi por medicina depois dos 10 anos de idade, quando eu fui em uma UPA e vi a situação de precariedade do sistema de saúde e aquilo me deixou impactado. Depois um amigo de uma prima que fez medicina também me falou um pouco sobre o curso e eu fui me interessando”, lembra. “Eu gostaria de passar na UFPA, que é uma universidade que é referência não só na Amazônia, mas para o Brasil como um todo”.

Júlia Aguiar

Júlia Aguiar

 Júlia Aguiar | Divulgação

Medicina também é o objetivo da estudante Júlia Aguiar, 17 anos, mas ela pretende usar a nota do Enem no processo seletivo da Universidade do Estado do Pará (Uepa). “Eu quero fazer Uepa por toda a história que ela carrega e pela trajetória que ela oferece para te levar para o futuro profissional”, considera, ao falar dos planos para o futuro profissional. “Eu sempre tive uma ligação muito forte com crianças, então eu penso em me especializar em pediatria, mas pode ser que isso mude depois. Eu também me interesso pela área de ginecologia”.

Laura Monteiro

Laura Monteiro

 Laura Monteiro | Divulgação

Já no caso da estudante Laura Monteiro, 17 anos, o interesse no curso de medicina é pela área de psiquiatria. Compreendendo a relevância que a prova do Enem tem na vida de tantos jovens, ela considera que é um período de reflexão. “Tem um certo medo de não passar, mas sempre fica a esperança. É um momento de muita expectativa, principalmente para quem está no ensino médio porque vai ser uma vida fora da escola, do que a gente conhecia, então, a gente fica pensando como vai ser”.

ENEM

Como usar a nota do Enem?

Acesso ao Ensino Superior no Brasil

Diversas instituições de ensino superior no Brasil utilizam o Enem como porta de acesso. Portanto, com as notas do Enem em mãos é possível concorrer a vagas em instituições públicas e privadas em todo o Brasil. As instituições têm liberdade para usar as notas em processos seletivos próprios.

Acesso ao Ensino Superior em Portugal

As notas do Enem também podem ser usadas por quem pretende fazer o ensino superior em Portugal. De acordo com o Ministério da Educação, mais de 50 instituições de educação superior portuguesas aceitam as notas do Enem como forma de acesso, sendo que cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. A lista das instituições está disponível no portal do Inep.

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sisu, que reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. De acordo com o Governo Federal, o sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem, considerando a ordem de maior classificação até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos. A cada ano são realizadas duas edições do Sisu. A inscrição ao Sisu é gratuita e feita pela internet.

Programa Universidade para Todos (ProUni)

O ProUni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas como o Fies, programa do Governo Federal que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa. Pode se inscrever no Fies, o candidato que tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

PROVA

No segundo dia de prova do Enem, 20 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

HORÁRIO

A aplicação do Enem 2022 seguirá o horário de Brasília-DF, conforme descrito abaixo:

Abertura dos portões – 12h

Fechamento dos portões - 13h

Início das provas - 13h30

Término da prova 2º dia (20/11) - 18h30


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90