20/03/2018 às 14h12min - Atualizada em 20/03/2018 às 14h12min

Eleitores em Canaã têm até 09 de maio para regularizar situação com a Justiça Eleitoral

Eleição 2018 será 100% biométrica no Canaã. Quem ainda não tiver a biometria cadastrada não conseguirá votar no município

 
Em 2018, o eleitor em todo o Brasil tem a missão de escolher presidente, governador, dois senadores, um deputado federal e um deputado estadual. Ao todo, cada eleitor vai usar as urnas para escolher seis candidatos no dia 07 de outubro. Já o segundo turno, será realizado no dia 28 do mesmo mês. Em todo o país, mais de 140 milhões de pessoas vão às urnas para escolher seus representantes nos próximos quatro anos, ou oito, no caso dos senadores. Em todo o Pará, mais de 5 milhões de pessoas votarão em 2018.
 
Implantado em 2008, o cadastro biométrico deve estar disponível em 100% dos municípios do Brasil até o ano de 2022. Em Canaã, a eleição de 2018 será exclusivamente biométrica. Quem não regularizar a sua situação até o dia 09 de maio não conseguirá escolher os seus representantes nas urnas. De acordo com dados do Posto do Tribunal Regional Eleitoral de Canaã, 39.600 pessoas já estão aptas para a votação no município.
 
Raimundo Alves, diretor do posto do TRE em Canaã, falou sobre o sistema de biometria já usado em todo o país: “No Brasil inteiro hoje temos um único sistema. Ele é o mesmo. Você faz aqui o seu cadastro, captura a imagem, recolhe as digitais dos dez dedos e aonde ele chegar no Brasil já vai estar preenchido esse cadastro. Caso ele queira mudar o município em que vota, não precisa fazer um novo cadastro biométrico. No Pará, 50% dos eleitores já estão cadastrados na biometria.”
 
De acordo com Raimundo, as pessoas têm procurado o TRE para a regularização e o fluxo tem sido tranquilo nos últimos meses. De acordo com o diretor, o número exato de eleitores de Canaã dos Carajás será divulgado apenas em junho, depois que os cadastros forem concluídos. Os eleitores que precisam se regularizar devem procurar o Posto Eleitoral, na avenida JK, ao lado do PROCON. São necessários RG, CPF e o comprovante de residência para regularização do cadastro.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »