Jornal In Foco Publicidade 1200x90
08/11/2022 às 11h47min - Atualizada em 08/11/2022 às 11h47min

Subnutrida: tartaruga marinha é resgatada em Ponta de Pedras

O animal, da espécie conhecida como tartaruga-verde ou aruanã, foi encontrado por crianças de uma comunidade quilombola

dol
 

Um grupo de crianças da comunidade quilombola de Santana do Arari, em Ponta de Pedras, arquipélago do Marajó, ajudou a salvar uma tartaruga marinha, que apresentava sinais de subnutrição. A história aconteceu no último final de semana.

O resgate foi feito por meio de uma força-tarefa e, agora, o animal - da espécie Chelonia mydas - está recebendo os cuidados veterinários na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Trânsito: veja mudanças na sinalização do Km 6 da BR-316

Esta espécie, também conhecida como tartaruga-verde ou tartaruga-aruanã, está classificada como 'vulnerável' pelo Ministério do Meio Ambiente. Em junho deste ano, filhotes de tartarugas marinhas foram soltos na praia de Salvaterra, também no Marajó.

A garotada encontrou o animal numa faixa de areia de praia, no último sábado (5), e acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) que, por sua vez, entrou em contato com a equipe de pesquisadores do projeto Suruanã, da Universidade Federal do Pará (UFPA, que trabalha na proteção e conservação das tartarugas marinhas na costa paraense e também com quelônios nos rios da Amazônia.

Segundo o titular da Semma de Ponta de Pedras, Manoel Justino Júnior, não é comum esta espécie ser encontrada no entorno da comunidade quilombola. O achado, no entanto, abriu precedentes para que seja feito um trabalho de orientação na localidade, principalmente em relação a pesca predatória.

Policiais militares ajudaram no resgate da tartaruga marinha

Policiais militares ajudaram no resgate da tartaruga marinha

 Policiais militares ajudaram no resgate da tartaruga marinha | Divulgação/Semma

O transporte da tartaruga para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Selvagens da Ufra foi feito somente nesta segunda-feira (7), com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) e do projeto Suruanã.

O DOL tenta contato com a Ufra para saber sobre o estado de saúde do animal e mais informações sobre quando e onde será devolvido à natureza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90