Jornal In Foco Publicidade 1200x90
06/11/2022 às 11h35min - Atualizada em 06/11/2022 às 11h35min

Golpistas derrubam árvore centenária e fecham BR-163 no Pará

Ação criminosa de bolsonaristas resultou no bloqueio total da BR-163, em Novo Progresso, no sudoeste do Pará. Castanheira derrubada possuía mais de 100 anos

dol
 

Prestes a completar uma semana após a divulgação do resultado das Eleições 2022, que confirmaram a vitória de Lula (PT) no pleito, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), espalhados pelo Brasil, tem promovido atos ilegais e antidemocráticos, como pedidos de intervenção militar e permanência do atual presidente no poder.

Como se já não bastassem os bloqueios nas vias de várias localidades brasileiras, ação que foi sumariamente rechaçada pela Justiça e pelas forças federais, estaduais e municipais de segurança, um novo episódio repulsivo ocorreu em solo paraense.

Veja também:

Bloqueios antidemocráticos em rodovias caem para 5 no Brasil

PRF aplicou 316 multas no Pará durante bloqueios golpistas

Golpistas favoráveis a Bolsonaro derrubaram uma árvore da espécie Bertholletia Excelsa, mais conhecida como castanheira, famosa na região Norte do Brasil pelo fruto, que possui como semente a Castanha-do Pará.

O vegetal, que possuía mais de 100 anos, foi derrubado pelos bolsonaristas para bloquear totalmente o tráfego de veículos nos dois sentidos do km 332 da BR-163, no município de Novo Progresso, sudoeste do Pará. Estima-se que a árvore centenária tinha cerca de 30 metros de altura.

Após a derrubada, os manifestantes tentaram atear fogo ao tronco. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local para fazer a retirada do bloqueio e liberação da via, algo que só foi possível por meio do uso de motosserra e com o apoio de um trator.

Manifestantes bolsonaristas atearam fogo ao tronco da árvore

Manifestantes bolsonaristas atearam fogo ao tronco da árvore

 Manifestantes bolsonaristas atearam fogo ao tronco da árvore | Reprodução

Depois da retirada do vegetal, o fluxo de veículos foi restabelecido normalmente.

CRIME AMBIENTAL

De acordo com a legislação ambiental, algumas espécies de árvores são consideradas protegidas por lei federal, por conta do risco iminente de extinção. A castanheira é uma destas. Quem for flagrado e denunciado derrubando este tipo de vegetal irregularmente pode sofrer a aplicação de multas, em valores estipulados de R$ 500,00 por árvore, metro cúbico ou fração.

Por mais longeva que seja, pois este espécime pode viver até 500 anos e chegar a 50 metros de altura, dificilmente a castanheira alcança tal idade, justamente pela ação humana.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90