Jornal In Foco Publicidade 1200x90
15/03/2018 às 07h42min - Atualizada em 15/03/2018 às 07h42min

Secretário de obras fala sobre situações emergenciais de Canaã: limpeza na cidade, operação tapa buracos e iluminação pública

Em entrevista ao Jornal In Foco, Wilson Reis falou sobre as providências a serem tomadas e explicou a demora com alguns dos procedimentos

Atila Penha - Jornal In Foco
Fotos: Ricardo Mesquita
Uma das reclamações mais recorrentes dos cidadãos canaenses no último mês é a iluminação pública, os buracos no asfalto e entulhos espalhados por toda a cidade, sem falar nos lotes abandonados. As situações geraram inúmeras discussões a respeito e logo a população canaense cobrou um posicionamento do poder público.
 
E nesta quarta-feira (14) o secretário de obras Wilson Reis deu esclarecimentos sobre a situação cobrada. A limpeza da cidade foi o primeiro ponto a ser discutido, já que estamos no período de inverno, as chuvas provocam erosões nas ruas, surgimento de buracos no asfalto e colabora no crescimento de mato por toda parte: "A limpeza da cidade já está acontecendo, estamos com equipes com maquinários fazendo limpeza total nas ruas sem pavimentação, equipes também no canteiro central com foices, inchadas e roçadeiras e uma parte do nosso pessoal com maquinários para recolher entulhos onde necessitar. Essa ação será feita por toda cidade." O secretário aproveitou para esclarecer outros pontos como a limpeza de lotes privados e entulhos nas calçadas e via pública: "Nós estamos limpando os lotes, os entulhos e as calçadas do município, mas isso não é obrigação do poder público. O proprietário tem a obrigação de limpar seu lote e zelar de sua calçada. Nós iremos fazer a limpeza, mas irá chegar o momento que o código de postura vai estar fiscalizando e multando e não é isso que nós queremos.” Wilson também fez um apelo à população: "Nós, como cidadãos, temos que nos conscientizar, cumprir com nossa parte, se precisar despejar entulho pode nos procurar que nós realizaremos a coleta agendada para coletar galhadas. Nós queremos um apoio da população e em troca estaremos a inteira disposição para atender à população."
 
A operação começou em fevereiro de 2018 e foi capaz de resolver o problema em alguns pontos da cidade, onde a situação estava mais crítica. Wilson explicou o motivo de a operação estar temporariamente parada: "Infelizmente nossa usina está com um problema e a peça para que ela volte a funcionar não se encontra pela região, fomos encontrar no Paraná e nós já providenciamos." A previsão para a chegada da peça, de acordo com o secretário, é nesta quarta-feira e na quinta: "Não vou ser leviano em dizer que essa semana os trabalhos comecem, mas semana que vem a operação voltará com força total" declarou o secretário.


Roçadeiras na Weyne Cavalcante
 
Outra questão que os cidadãos tanto reclamam é a iluminação pública. É visível que em vários pontos da cidade há postes sem iluminação e outros com as lâmpadas queimadas ou com problemas. De acordo com o secretário, antes mesmo de sua posse em outubro de 2017 a Secretaria já estava sem uma empresa responsável pela manutenção da iluminação. Na época foi solicitado a contratação de uma empresa o mais rápido possível, mas com os processos burocráticos houve demora e foi montado dentro da própria Secretaria uma equipe para estar atendendo as solicitações da população: "Formamos uma equipe, contratamos o caminhão para estar atendendo as solicitações, mas a nossa equipe não consegue atender toda a cidade. Pensando nos cidadãos, nós estamos montando mais uma equipe. A partir de segunda-feira estaremos com duas equipes para melhor o atendimento" disse Wilson.


Limpeza do Fórum
 

Atualmente, a Secretaria só está atendendo às solicitações feitas por telefone, o que faz perder muito tempo, já que muitas vezes são solicitados os serviços em diferentes pontos da cidade. O secretário disse estar com um plano de ação para atender todos os bairros da cidade: "Dessa maneira nós não iremos a lugar nenhum, nós queremos trabalhar bairro por bairro, pegar as duas equipes e ir para um único bairro e fazer os reparos e depois partir para outro. Nós queremos sempre trabalhar junto com a população, quando ele faz uma reclamação ele está me ajudando a resolver esse problema" concluiu o secretário.


Avenida no Novo Horizonte limpa
 
A Secretaria vai trabalhar com a divulgação nos bairros que serão feitos os reparos na iluminação. A respeito da limpeza da cidade, o bairro Novo Horizonte 2 já está concluído e nesta quinta-feira (15) a limpeza será iniciada no bairro Monte Castelo. A Secretaria também deixou à disposição o número para que a população possa fazer reclamações ou agendar outros serviços. Os números são (94) 991595891 e o call center para o serviço de iluminação pública atende das 08 às 14 horas.
 


De acordo com o prefeito Alexandre Pereira, será feito um mutirão até a próxima semana com mais máquinas e o remanejamento de pessoas das Secretarias para que a limpeza na cidade seja mais eficiente
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90