Jornal In Foco Publicidade 1200x90
04/11/2022 às 13h23min - Atualizada em 04/11/2022 às 13h23min

Muita água vem aí! Pará vai ter sete dias de chuva forte

Até quarta-feira da semana que vem, Belém deve receber 53% do volume de água previsto para todo o mês de novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia no Pará. A população já começou a sentir ontem

dol
 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia no Pará (Inmet/PA), a previsão é que os próximos sete dias sejam de chuva forte a intensa, com a presença de descarga elétrica e trovoadas. Nesse período, o Inmet/PA considera que o volume de água pode chegar a 80 milímetros, ou seja, 53% do previsto para o mês todo de novembro, algo em torno de 150 milímetros.

“Nossos instrumentos apontam que até a próxima quarta-feira, o céu ficará nublado e a iminência de chuva é grande em qualquer horário. Reforço que hoje [sexta-feira] e amanhã [sábado] são os dias com maiores riscos de chuva potencialmente forte. Devido a grande umidade na atmosfera, podemos ter ainda rajadas de ventos”, pontuou José Raimundo,diretor do Inmet/PA.

Entre as principais regiões listadas por José Raimundo estão: Belém, Marituba, Santa Izabel, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Abaeté, Igarapé Miri, além de outras regiões como Itaituba e Capitão Poço. “Todos os locais fazem parte do norte e nordeste do Pará. As outras regiões podem ter a presença de chuva, mas com um volume bem menor”, completou.

145 motoristas bolsonaristas já foram multados em Belém

Os apps de transporte para usar em cidades no interior do PA

Durante a manhã e a tarde de ontem, várias ruas apresentaram alagamentos após chuva intensa que caiu em Belém e Região Metropolitana. Mesmo com poucos minutos de duração, o toró, acompanhado de ventos fortes, obrigou a população de diversos bairros a arriscar a saúde e colocar o pé na água suja que se formou em trechos já conhecidos.

Um dos pontos mais críticos fica localizado na rua Engenheiro Fernando Guilhon com a avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro da Cremação. O canal que fica neste ponto transbordou e o odor durante as cheias tomou conta do local. Nas redes sociais, as condições foram motivos de reclamações por quem mora e convive há anos com o mesmo problema.

“Esta é a realidade dos moradores, que precisam passar por isso com essa há tanto tempo. Sempre que a chuva cai precisamos suspender todas as nossas coisas para que não tenhamos mais prejuízo. Outro detalhe é que muitas crianças vivem próximo a este canal que sempre enche, colocando todos em uma situação de vulnerabilidade”, reclamou uma internauta.

Já pela parte da tarde, a equipe do DIÁRIO flagrou outro ponto delicado, desta vez, em uma das principais vias de acesso a cidade, a avenida Almirante Barroso com a rua Henrique Engelhad. Por lá, várias pessoas ficaram com a água pelo joelho, incluindo os idosos, que precisam se equilibrar e usar a parede de apoio para não cair no alagado.

Durante a manhã e a tarde de ontem, várias ruas apresentaram alagamentos

Durante a manhã e a tarde de ontem, várias ruas apresentaram alagamentos

 Durante a manhã e a tarde de ontem, várias ruas apresentaram alagamentos | Wagner Santana

Na avenida João Paulo, perímetro do Curió Utinga, a situação é menos grave, mas causou transtornos principalmente para motociclistas e motoristas. Alguns condutores de carros particulares enfrentaram o aguaceiro, outros sem a mesma coragem preferiram manobrar o veículo e buscar vias alternativas para evitar problemas nos automóveis. Além dos citados, Belém apresentou outros pontos com a mesma dificuldade.

Temperatura chegou a 35 graus no final de outubro

Mesmo com pouco sol a partir de hoje, a capital paraense viveu um dos períodos mais quentes do ano entre o final de outubro e início de novembro. Os termômetros registraram temperaturas acima dos 34 graus, sendo que em alguns casos chegou a marca dos 35 graus. A principal explicação do Inmet/PA é a ausência de chuvas e céu com poucas nuvens, favorecendo a entrada dos raios solares com mais facilidade.

Para ter uma ideia, em outubro as chuvas se concentraram mais nos primeiros 15 dias. “Nesse período a sensação térmica chegou a 36.2 graus, mas a tendência é que as coisas melhorem, pois observamos uma linha de instabilidade que está se formando no norte, o que pode provocar uma queda nas temperaturas e melhorar o calor”, disse Raimundo.

Quem não ficou nada contente com a notícia foi o autônomo André Monteiro, 39, que vende água em um dos pontos mais movimentados do Entroncamento. “Apesar de não ser o meu ponto principal, a água ajuda a compor a renda. É uma questão de lógica, quando temos chuva e frio, ninguém compra água. Mas quando o sol está rachando é um dos momentos mais felizes do meu bolso”, relatou o ambulante.

Michele do Socorro, 52, explicou que não trabalha todos os dias, cerca de duas a três vezes por semana, mas no período em que está na ativa consegue vender uma boa quantidade do produto. “Vendo um copo de 300 ml no valor de R$ 1. Nos dias que eu venho consigo vender em torno de um a dois pacotes, mas quando o dia tá ensolarado”, contou a autônoma.

DESCONTOS

Porém, para que a água chegue até esses vendedores é preciso pechinchar nos depósitos. A micro empresária Clara Rodrigues, 48, ressaltou que depois do Círio de Nazaré, esse está sendo um dos melhores momentos quando o assunto é: venda. Segundo Rodrigues, outros produtos acabam embarcando nos períodos de mais calor, como é o caso dos sucos e refrigerantes.

“Não tenho o que reclamar desse sol que Deus nos deu. A quadra nazarena sempre dá aquele plus para o caixa da empresa, mas, mesmo após a festa religiosa, estamos com as vendas acima do esperado, cerca de 20% acima do que foi registrado nos dois últimos anos, período em que passamos por uma forte pandemia. Espero que continue assim, pelo menos até o final do ano”, detalhou Clara Rodrigues.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90