Jornal In Foco Publicidade 1200x90
14/03/2018 às 07h24min - Atualizada em 14/03/2018 às 07h24min

Vereadores aprovam indicações e criticam governo municipal por problemas com a limpeza urbana e iluminação pública

Na sexta sessão ordinária do ano, parlamentares mostram indignação com o governo e pedem urgência na resolução de problemas urbanos

Atila Penha - Jornal In Foco
Fotos: Atila Penha e Ricardo Mesquita
Aconteceu na noite desta terça-feira (13) a sexta Sessão Ordinária do Legislativo municipal em Canaã dos Carajás no ano de 2018. Todos os vereadores, à exceção de Walter Diniz (PMDB), por razões de saúde, estiveram presentes no pleito. O público compareceu em peso à Casa de Leis para acompanhar de perto os debates entre os parlamentares. Ao todo, cinco indicações foram aprovadas por unanimidade entre os presentes.
 
O que chamou atenção, no entanto, foi a indignação de alguns vereadores por conta de alguns problemas existentes na cidade. Tudo começou quando o presidente Junior Garra usou a tribuna para fazer a sua indicação do dia. Em caráter de urgência, Garra pediu que o executivo cumprisse a lei 255/2010, que dispõe sobre a limpeza dos lotes, calçadas e meios-fios em toda a zona urbana do município.


 
De acordo com o vereador, a situação é preocupante e algo precisa ser feito rapidamente para resolver esta demanda: “Nossa cidade encontra-se em estado de abandono. O mato alto e o lixo acumulado facilitam a formação de reservatórios de água. Estes se tornam criadouros do mosquito da dengue. Assim, a ação das equipes que trabalham no combate à dengue também é prejudicada pela dificuldade de acesso ao local. A população, quando se depara com uma situação dessas, acaba querendo resolver os problemas sozinha com as queimadas e isso também prejudica todo o município. O mato acumulado nesses terrenos acaba virando esconderijo para criminosos. Animais peçonhentos e roedores também se acumulam por lá e isso é um verdadeiro risco à saúde das pessoas.”
 
Em sua fala, Garra também criticou o fato de poucas indicações serem de fato atendidas pelo executivo municipal. De acordo com o presidente, isso causa uma sensação de impotência no vereador, mas que todos os parlamentares continuariam sendo a voz do povo.


 
Os colegas de parlamento que fizeram o uso da palavra deram total apoia à indicação do presidente e também mostraram indignação com a atual situação: “Estive na Secretaria de Obras há pouco tempo para cobrar providências em relação ao lixo e acúmulo de mato. Os serviços, no entanto, acontecem de forma muito vagarosa. Eu vou brigar pela população nem que me mandem pro inferno” falou a vereadora Maria Pereira (PDT).

 
Élio do Líder (PMDB) explicou que a saída não é tão difícil, basta que o município siga as leis e as melhorias já vão ser visíveis. O ex-líder do governo, vereador Wilson Leite (PDT), havia sugerido na semana anterior que o prefeito Alexandre reunisse 200 homens na cidade para fazer um mutirão e limpar limpar a cidade. O pedetista voltou a fazer a sugestão: “Se isso fosse feito, a cidade estaria limpa dentro de poucos dias. Tenho conversado com pessoas mais experientes e elas têm dito que a coisa vai piorar. Só aqui na Weyne Cavalcante eu contei 153 buracos. Algo precisa ser feito com urgência e dinheiro não falta em Canaã. Isso, sem falar na iluminação pública. Além de suja, a cidade está escura. Canaã tem dinheiro. O que falta é querer fazer.”


 
Rael da Marcenaria (PHS) também usou a tribuna para apoiar Junior Garra: “Eu recebo todos os dias críticas em relação à limpeza pública do município. Eu me coloco à disposição para cobrar do poder público as devidas melhorias.”


 
Indicações aprovadas
 
Além da indicação do presidente, outras quatro foram aprovadas por unanimidade. Confira abaixo:
 
  • Indicação 002/2018, de Anderson Mendes (PTB), pede ao executivo que construa uma pista de pouso e decolagem no município.

 
  • Indicação 024/2018, de Baiano do Hospital (PHS), pede ao executivo que reforme o ponto de taxi na avenida Weyne Cavalcante.
 
 
  • Indicação 028/2018, de Gesiel Ribeiro (PHS), pede que o executivo implante o projeto “O Bom Samaritano” visando adquirir ou construir uma casa de abrigo.
 
  • Indicação 029/2018, de Wilson Leite, pede que o governo municipal adquira uma área para a construção do centro de treinamento veicular para as autoescolas de Canaã.
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90