08/03/2018 às 09h31min - Atualizada em 08/03/2018 às 09h31min

Reunião do Comitê do Programa de Educação Ambiental reuniu diversos representantes de segmentos

Com as pautas 'Reativação do GT contra Queimadas e Criação do GT da Juventude', o comitê discutiu assuntos importantes de interesse da comunidade canaense

Atila Penha - Jornal In Foco
O comitê de acompanhamento e monitoramento do programa de educação ambiental (AMPEA) é uma medida obrigatória do IBAMA no processo de licenciamento ambiental implantada pela vale no município de Canaã dos Carajás, com os empreendimentos S11D e mina sossego. Sendo um programa de reeducação ambiental e a reunião do comitê está dentro das atividades educativas, tendo inúmeras outras atividades, as ações de educação ambiental começaram em 2004 e foram se adequando e expandindo com o passar dos anos, as atividades são voltadas à gestão ambiental, ao empoderamento da comunidade.
 
O debate, que acontece uma vez por mês, reúne vários representantes como os que estiveram presentes na manhã desta quarta-feira (07): SEMMA, Pastoral da Juventude, Pastoral da Criança, Agência Canaã, Câmara Municipal, Igreja Católica, SEMED, Secretaria de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, AMPECC e ODS. As principais pautas a serem discutidas foram 'Reativação do GT contra Queimadas, Criação do GT da Juventude e Revisão do regimento do comitê' que foram discutidas durante toda a manhã.
 
Henrique Goya faz parte da coordenação do comitê e também representa a AMPECC como presidente: "O intuito do comitê é todo mês fazer uma reunião com as entidades e associações que tem que participar e fazerem parte do comitê. Nos reunimos aqui para discutir quais as ações que vamos trabalhar, quais as ações vamos executar dentro do mês, para que no próximo mês reavalie tudo que foi feito e partir para as próximas ações. Então, a reunião é exatamente para conversar com as entidades envolvidas no programa" explicou Henrique.


 
Telma Marques é secretária do comitê AMPEA e falou sobre os principais trabalhos desenvolvidos dentro do comitê: “Daqui já saíram muitas ideias boas que realmente fazem a diferença em Canaã, como exemplo o GT de queimadas, GT da bacia do Rio Parauapebas inclusive a ideia da iniciativa da audiência pública de regularização fundiária e também de agricultura sustentável saíram dessas reuniões que nós fazermos. As iniciativas são muito boas, a preocupação com o meio ambiente gera a união com a comunidade. Nós temos cooperativas, associações para ajudar a espalhar a ideia" concluiu Telma.
 
O comitê vem gerando ideias para a preservação do meio ambiente e técnicas de agricultura sustentável. Uma das principais ações geradas dentro do comitê é o GT de queimadas que trabalha na prevenção de incêndios durante a época de seca, entre outros diversos projetos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »