Jornal In Foco Publicidade 1200x90
27/10/2022 às 10h20min - Atualizada em 27/10/2022 às 10h20min

Reunião debate plano diretor de aeroporto em Canaã dos Carajás

- Jornal In Foco
Empresários, autoridades locais e sociedade civil se reuniram na tarde desta terça-feira (25) para mais uma importante etapa do processo de implantação do aeroporto de Canaã dos Carajás. Na ocasião, os presentes participaram de um debate para elaboração do plano diretor para a unidade aeroportuária, que é um sonho antigo dos moradores de Canaã e região.
O encontro, realizado pela Prefeitura de Canaã dos Carajás e Infraero, teve como principal objetivo garantir melhor planejamento para que a obra atenda adequadamente as necessidades do empresariado local, grande responsável pela geração de empregos no município, e dos cidadãos de Canaã e região.

“O projeto do aeroporto é importante para o desenvolvimento econômico não só de Canaã” destacou Josemira Gadelha, prefeita municipal. “Ele é importante para toda a região. Tenho certeza que será um grande fomento para a economia desses municípios, que darão um voo rumo ao desenvolvimento.”

Josemira lembrou ainda que o investimento em rodovias é fundamental para que o aeroporto atenda melhor municípios vizinhos. “Por isso, estamos investindo na ampliação de nossas estradas, como a Transcanadá, e a duplicação da PA-160, que já vamos dar início.”
O superintendente de operações da Infraero, Paulo Eduardo Cavalcante, afirmou que é necessário um esforço mútuo da sociedade para que o empreendimento se torne realidade. “Um aeroporto é indutor de desenvolvimento para qualquer região, pois aviões encurtam distâncias. Todas as contribuições são valiosas.” Paulo lembrou também que a unidade canaense, além de atender passageiros, pode receber, no futuro, aviões cargueiros e ter suporte até para voos internacionais. “Precisamos pensar grande” completou.
Para o presidente da Câmara Municipal, Dinilson José, o momento é histórico. “É algo especial e único para a região sul e sudeste do Pará. Com certeza nossa região vai crescer muito.”

Zito Augusto, vice-prefeito de Canaã, também esteve no evento. “É com muita expectativa que recebemos os representantes da Infraero, da Azul e nos reunimos junto à sociedade. Um aeroporto é um salto para o futuro e fará com que as pessoas de fora possam saber cada vez mais sobre Canaã.”

Há demanda para um aeroporto em Canaã
Ao longo dos últimos meses, a Infraero iniciou diversos estudos em Canaã e região para avaliar a viabilidade de um aeroporto no município. A resposta foi positiva.
Levando em conta habitantes de Canaã e municípios vizinhos, como Xinguara, Água Azul do Norte, São Félix do Xingu, Tucumã, Redenção, Ourilândia do Norte, Redenção e outros, há um potencial de quase 1 milhão de passageiros. Isso, levando em conta dados habitacionais já defasados do censo de 2018. Trazendo para a atual realidade, é possível apostar em um potencial de 1,5 milhão de passageiros.
Tais dados levam a crer em um potencial de pelo menos sete voos comerciais por semana. No entanto, considerando o crescimento da população nos últimos anos, os números podem ser ainda maiores.

Dados técnicos do aeroporto
A Infraero também estudou a área indicada para a construção do empreendimento, que fica na saída para a VS-3. O sítio aeroportuário estudado compreende uma área de 3.000.000 m². Foram feitas análises de solo, de vento, obstáculos no entorno, entre outros.
 A pista, que terá extensão de três quilômetros, precisou ser mudada do lugar indicado no projeto inicial, graças ao vento predominante em Canaã, que é o vento nordeste. A modificação serve para que as aeronaves tenham mais tranquilidade na hora de descer ou levantar voo.
Os estudos ainda estão em fase inicial, mas mostram resultados técnicos positivos. A expectativa é que as obras do aeroporto comecem em janeiro de 2024
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90