Jornal In Foco Publicidade 1200x90
26/10/2022 às 09h27min - Atualizada em 26/10/2022 às 09h27min

Prefeitura alerta para possível aumento de casos de covid-19

Subiu o número de pacientes com sintomas gripais que têm procurado atendimento na rede de saúde do município. Veja algumas orientações

dol
 

A Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) liberou a nota técnica N°17/2022, que faz alerta para um possível aumento dos casos da Covid-19 na capital. A nota é um alerta para profissionais de saúde das instituições públicas e privadas e a população em geral para um possível crescimento de registros.

A Sesma tem observado um aumento de atendimentos de pessoas com sintomas gripais na rede de saúde do município, que pode estar ocorrendo devido às grandes festividades culturais e religiosas que ocorreram recentemente no município de Belém, com alta circulação de pessoas, somado à flexibilização das medidas de distanciamento social e relaxamento ao uso da etiqueta respiratória para evitar a propagação da Covid-19.

O QUE FAZER?

A Sesma orienta que, em caso de sintomas gripais, há pelo menos três dias, como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos, a população deve realizar teste para detecção de Covid-19.

A Sesma disponibiliza testes rápidos para detecção de covid-19 em sete Unidades Municipais de Saúde, com funcionamento 24h, além das Unidades de Pronto Atendimento e hospitais de Pronto Socorro. Casos leves e moderados devem buscar atendimento nas UMS e graves nasUPAS e Prontos Socorros.

A Sesma segue também disponibilizando leitos dedicados a receber os pacientes com sintomas graves da covid-19 e que precisam de hospitalização, no Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico para leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva.

A vacina contra a Covid-19 segue disponibilizada nas salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde e nos pontos de vacinação nos hospitais militares (Exército, Marinha e Aeronáutica) e nas universidades (Fibra, Unama e Unifamaz).

A Sesma continua orientando a adoção de medidas de higiene e etiqueta respiratória, como higienizar as mãos com álcool 70% ou com água e sabão com frequência. Em caso de manifestações de sintomas gripais, é necessário a utilização de máscara, que segue sendo obrigatória dentro de instituições desaúde público e privadas.

TESTAGEM

VEJA ONDE FAZER

Casos leves e moderados: Unidades Municipais de Saúde (UMS) dos bairros do Jurunas, Tapanã e Benguí I, além dos distritos de Cotijuba, Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, nos bairros Bahia do Sol e Carananduba.

Casos graves: Unidades de Pronto Atendimento (UPAS): bairros da Sacramenta, Jurunas, Marambaia, Terra-Firme e distrito de Icoaraci.

Hospital e Pronto Socorro Municipal (HPSM): Mário Pinotti e Humberto Maradei.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90