Jornal In Foco Publicidade 1200x90
26/10/2022 às 09h20min - Atualizada em 26/10/2022 às 09h20min

Confira aqui os direitos dos trabalhadores temporários

Com o aumento das contratações para as festas de fim de ano, que segundo levantamento pode chegar a 680 mil vagas, é preciso ficar atento às regras da relação empregatícia entre funcionários e empresas

dol
 

As festas de fim de ano se aproximam, e o comércio de bens e serviços também começa a se preparar para reforçar o quadro funcional para receber o movimento desse período. Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), 680 mil vagas temporárias devem ser criadas no último trimestre deste ano. Porém, é preciso que os trabalhadores estejam atentos aos seus direitos, que são diferentes de um contrato efetivo.

O regime de contratação temporário é previsto e regulamentado pela lei nº 6.019/74 e também pelo decreto nº 10.854/2021. Antes de mais nada, é preciso entender o que é esse contrato, e como ele deve ser feito perante as leis em vigor no país. O advogado especialista em direito trabalhista e previdenciário, Humberto Costa, adianta que a contratação temporária deve ser feita, exclusivamente, por intermédio de outras empresas. 

Caixa suspende consignado do Auxílio Brasil por 24 horas

“Deve existir uma empresa específica que contrata esse profissional para disponibilizá-lo a outras empresas que estejam necessitando, seja para aumentar a produção em determinado período ou substituir a ausência de um profissional permanente. Além disso, existem dois contratos: um assinado com a empresa de trabalho temporário e o outro assinado entre empresas”, explica o advogado.

PRAZOS

O especialista destaca também os prazos que devem ser seguidos em uma relação de trabalho temporário. “Dentro dessa opção, o prazo do contrato temporário é de 180 dias. Esses, não precisam ser necessariamente consecutivos. É possível ainda que esse prazo seja prorrogado por um período de 90 dias. Porém, para que isso ocorra é necessário que haja necessidade justificada”, pontua.

No regime de contrato temporário, a assinatura da Carteira de Trabalho também deve ser obrigatória. Além disso, o salário a ser pago deve seguir o piso da categoria e a empresa deverá fornecer vale-transporte e toda ferramenta necessária para a execução dos serviços e acomodações utilizadas por empregados convencionais como, por exemplo, refeitórios e armários.

O especialista lembra ainda que, desde o anúncio da vaga, o empregador deve deixar claro que o contrato tem um prazo de início e fim. “A tomadora do serviço pode participar do processo seletivo, até mesmo para identificar qual é o profissional que se encaixa no perfil da empresa. Porém, alguns cuidados devem ser tomados ao anunciar uma vaga de trabalho temporário. Tem que deixar claro que a pessoa não vai entrar em um contrato de experiência para ser efetivada na empresa. Ela tem que saber que está atendendo uma necessidade extra”, concluiu.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90