Jornal In Foco Publicidade 1200x90
21/10/2022 às 10h29min - Atualizada em 21/10/2022 às 10h29min

Dia D: Sespa promove vacinação contra a paralisia infantil

A Sespa realizou uma convocação de todos os 144 municípios, para que sejam intensificadas estratégias de campanha de vacinação.

dol
 

No dia 24 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Combate à Poliomielite. Por ser uma doença considerada erradicada no Brasil desde 1994, famílias por todo o país negligenciam a importância da vacina e a gravidade da pólio, atrapalhando na meta de cobertura vacinal.

O imunizante contra a paralisia infantil é utilizado no Brasil desde a década de 60 e foi fundamental para mudar a realidade de gerações que se acostumaram a ver pessoas convivendo com sequelas da doença, como as atrofias musculares, principalmente nas pernas.

INSS amplia concessão de auxílio-doença sem perícia; entenda

Pensando no dia com maior disponibilidade das famílias levarem suas crianças para serem vacinadas, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) escolheu o dia 22 de outubro (sábado), para realizar o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil.

De acordo com a Sespa, devem estar com a vacinação em dia todas as crianças com idade abaixo de 5 anos. A secretaria é a responsável pela distribuição das vacinas para todos os municípios do Pará, assim como auxilia o poder municipal na definição de estratégias para ampliar todas as coberturas vacinais.

Para o Dia D, a Sespa realizou uma convocação de todos os 144 municípios, para intensificarem suas estratégias de campanha de vacinação, instruindo para que as cidades aumentem o número de locais de vacinação e disponibilizem mais profissionais para aplicar os imunizantes.

Tá sem grana? Veja como começar 2023 sem dívidas

De acordo com o Secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, é preciso aumentar a cobertura vacinal para manter a erradicação da doença.

“É uma doença que há anos não faz parte da realidade do nosso estado e nem do nosso país, vacinar o máximo de crianças possível é fundamental para mantermos sem chance de conviver com a paralisia infantil no Pará. Convocamos todos os nossos municípios para não medirem esforços e vacinarem suas crianças”, declarou.

O Ministério da Saúde traçou como meta afastar completamente o risco do retorno da poliomielite no país, 95% de cobertura vacinal. O Pará, no momento, está com 47,18%. 

Veja os locais, dias e horários,

Não esqueça de levar a carteira de vacinação da criança. Não podendo ir a algum desses pontos, procure uma unidade básica de saúde de seu município.

22/10 (Sábado - Dia D):

9h às 21h - Unidade Móvel da Sespa (ao lado da Basílica)

8h às 13h - Carreta TerSaúde (Icoaraci - Tv. Berredos, 324)

8h às 12h - EEEF Waldemar Henrique (Bengui - Tv. Transmangueirão) 

8h às 13h - EEEF Princesa Isabel (Atalaia - Passagem Santa Inês, 925)

23/10 (Domingo):

9h às 21h - Unidade Móvel da Sespa (ao lado da Basílica)

8h às 13h - Carreta TerSaúde (Terra Firme - Av. Tucunduba)

8h às 12h - EEEF Aldebaro Klautau (Tapanã - Alameda Seis)

8h às 13h - EEEF Horácio Evelin (Cidade Nova 8 - Estrada da Providência, 54)

25/10 (Terça-feira):

8h às 17h - Usinas da Paz (Marituba, Icuí, Cabanagem, Bengui, Jurunas, Canaã dos Carajás e Parauapebas).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90