Jornal In Foco Publicidade 1200x90
21/10/2022 às 10h24min - Atualizada em 21/10/2022 às 10h24min

UsiPaz Jurunas/Condor é a sétima a ser entregue no Pará

Os moradores deste território vão poder usufruir mais de 70 serviços gratuitos, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, capacitações e cursos profissionalizantes.

dol
 

O Governo do Estado entrega hoje à tarde, em evento marcado para iniciar às 16h, a Usina da Paz (UsiPaz) do território Jurunas/Condor, em Belém. O bairro é contemplado pelo programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará, desde 2019. Trata-se da sétima entrega, estando ainda em obras as unidades dos bairros da Terra Firme e do Guamá, também na capital paraense.

Assim como nos outros complexos multifuncionais, que fixam um espaço físico para aquilo que já era oferecido pelo TerPaz, os moradores deste território vão poder usufruir mais de 70 serviços gratuitos, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, capacitações e cursos profissionalizantes.

Sétima unidade da Usina da Paz será inaugurada em Belém

“São muitas atividades chegando em uma comunidade que, no passado, era muito esquecida, invisibilizada. Havia muita violência. Estamos mudando essa realidade ao olhar para as pessoas, reconhecer que elas são boas, honestas, trabalhadoras, uma comunidade maravilhosa, que merece o nosso apoio, merece ter oportunidade para crescer na vida e ser feliz. É isso o que estamos fazendo ali, oferecendo mais esta Usina que produz a energia da paz e da cidadania”, afirma Ricardo Balestreri, titular da Secretaria de Articulação da Cidadania, pasta responsável pela execução do TerPaz.

O espaço tem capacidade para receber cerca de 1,5 mil pessoas por dia e conta com dois prédios de atendimento, um complexo poliesportivo, quadra de areia, espaço multicultural; piscina; salas de audiovisual e inclusão digital. Também há espaços para cursos livres e de dança, música, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

As obras geraram 394 postos de trabalho, sendo patrocinadas pela mineradora Hydro e executadas por empresas paraenses, por meio de um termo de cooperação com o Estado. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência (PcDs).

SOBRE O PROJETO

As Usinas da Paz (UsiPaz), são complexos multifuncionais do Governo do Pará, que buscam a transformação social, redução da violência e mais cidadania. Já estão em funcionamento a UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde outubro do ano passado; a UsiPaz Cabanagem, em Belém, desde janeiro deste ano; a UsiPaz Nova União, em Marituba, desde março deste ano; a UsiPaz Bengui, em Belém, desde março, e as UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado, desde maio e junho, respectivamente.

Segundo dados divulgados pela Seac, órgão responsável por coordenar o projeto, as seis UsiPaz já contam com mais de 570 mil beneficiamentos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90