Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/10/2022 às 13h11min - Atualizada em 11/10/2022 às 13h11min

Evento cultural abraça diversidade, fomento e inclusão social em Canaã

- Jornal In Foco
Aconteceu no último sábado, dia 08 de outubro, no Ginásio do Colégio José de Deus Andrade, no bairro Vale Dourado a primeira edição do evento cultural “Canaã, Berço da Cultura Criativa”. Em uma tarde e início da noite com várias atrações culturais da cidade, o público presente pode prestigiar os artistas de nossa cidade com apresentações musicais, teatro, stand up, dança e a participação de grupos de cultura popular.
O diálogo com os artistas e grupos participantes do primeiro evento foi feito durante o processo de realização do mapeamento cultural, primeira etapa do projeto, onde na oportunidade a equipe do projeto pode estabelecer uma relação de proximidade dos fazedores de cultura e fomentar um banco de dados para a publicação de uma revista eletrônica sobre o panorama da cultura de Canaã dos Carajás. De posse dos dados desse mapeamento a equipe técnica do Pontal, Instituto Cultural fez uma curadoria dos artistas participantes do primeiro evento, tendo como base os seguintes critérios: relação de pertencimento à comunidade, ou seja, grupos atuantes e/ou residente no bairro ou nas comunidades do entorno do bairro onde ocorreu o evento; estar cadastrado no mapeamento cultural realizado; diversidade de linguagens artísticas considerando limites do número de apresentações por evento para o cumprimento do tempo  proposto; e disponibilidade de agenda de artistas e grupos culturais convidados.
O evento teve o humorista Tiago Nordestino como mestre de cerimônia. Após as boas-vindas foi anunciado a primeira apresentação da  noite com o show de humor com o grupo “Oz Incompetentes” com Tiago Nordestino e Charlie Broww colocando a turma toda na gargalhada. Em seguida foi a vez do Grupo de Capoeira Zumbi, que desenvolve suas atividades culturais nas proximidades do colégio João de Deus Andrade; seguido da apresentação musical de um time de mulheres, com a participação de Pamela Castro e Érica Fernanda tocando o melhor do sertanejo feminino; Ministra Gilmara e Ruth Castro com muita música gospel e de louvor.
A riqueza da cultura paraense foi ressaltada com a participação do grupo de carimbó Flores do Carimbó com apresentações em solo e em grupo. Por falar em grupo, também houve a apresentação do coletivo de teatro Arte Agitadores com a peça “Declamarte”, uma peça que retrata algumas obras literárias no formato de declamação, dramatizando histórias distintas umas das outras, com gestos e expressões faciais, misturando emoções e sentimentos em um só momento. Entre os artistas participantes, o evento abraçou a arte do músico Edluz de Matos, um violeiro com deficiência visual e que emocionou o público presente com a sua arte.
Esta foi a primeira edição de uma série de cinco eventos culturais a serem realizados em diversos bairros da cidade, com o objetivo de abrir espaços para apresentações de artistas locais, contemplando a diversidade cultural e o protagonismo dos artistas que residem em Canaã. Mais informações, você pode obter pelo contato via What’sApp em (94) 98434-9148 – Jairon Gomes.
O evento cultural foi promovido pelo Pontal - Instituto Cultural com o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás via Termo de Fomento Nº 08/2022 e Emenda Impositiva Nº 015/2021, e em parceira com a Tallentus Amazônia e Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90