Jornal In Foco Publicidade 1200x90
11/10/2022 às 13h05min - Atualizada em 11/10/2022 às 13h05min

Canaã: Direitos da criança e adolescente são debatidos em pré-conferência

- Jornal In Foco
Sociedade civil, membros do governo municipal, do legislativo e representantes de empresas e entidades sem fins lucrativos participaram, no último sábado (8), da primeira Pré-Conferência Municipal dos direitos da criança e do adolescente em Canaã. O evento é o primeiro de um ciclo de três pré-conferências que antecedem a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Canaã.

O evento, que foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reuniu cidadãos em geral, representantes da Semed, Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), associações e empresas como Tallentus Amazônia e JC TICS. Na ocasião, cinco eixos temáticos foram abordados:

1) Promoção e garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;
2) Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;
3) Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;
4) Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
5) Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia;

Durante a pré-conferência, foram colhidas propostas da sociedade e interessados puderam se inscrever para as vagas de delegados durante a conferência municipal.

Jonas Carneiro, representante da empresa Tallentus, destacou que o momento é fundamental para a sociedade e que a maior participação popular é importante nesse momento. “Acredito que é necessário mais fomento no apoio ao desenvolvimento da criança e adolescente. O município é, efetivamente, o estado quando há a participação da sociedade em processos, na consulta e deliberação, o estado fomentando projetos e iniciativas no apoio às crianças e adolescentes.”

Joatan Torres Junior, representante do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), também falou sobre o momento. “É importante que haja a garantia de recursos para esse trabalho. Mais orçamento para garantir os direitos das crianças e adolescentes, mais desburocratização dos processos e maior apoio em geral.”

8ª Conferência Municipal

A oitava edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente será realizada no dia 11 de novembro na Câmara Municipal. Na oportunidade, haverá eleições para novos representantes do CMDCA e também serão escolhidos novos delegados para representar Canaã nas conferências estadual e nacional.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90