25/09/2022 às 15h44min - Atualizada em 25/09/2022 às 15h44min

Confira oito dicas para economizar no combustível

Você sabia que a economia dos combustíveis pode estar relacionada ao modo de dirigir do motorista? Isso mesmo, em tempos de crise confira algumas dicas para economizar quando estiver ao volante.

dol
 

Em tempos de alta nos preços, que já não estão cabendo no bolso do brasileiro, com gasolina, etanol e diesel custando valores altíssimos, algumas medidas simples te ajudarão a e economizar e precisar  visitar os postos de combustível com menos frequência.

 

Confira algumas dicas para economizar quando estiver ao volante.

1- Mantenha a manutenção do veículo em dia

A manutenção em dia evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do componente.

2- Respeite a troca de marchas

Procure trocar as marchas sempre na rotação correta, mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida.

3- Evite levar muito peso no carro

Estar sempre com carro cheio também contribui para aumentar o gasto de combustível. Cargas superiores a 10 quilos já influenciam no consumo, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento.

Indígenas Turiwara sofrem ataque pelo segundo dia seguido

Veja o vídeo: carro colide de frente com ônibus em Belém

4- Verifique a pressão dos pneus

Circular com os pneus em boas condições é essencial para economizar combustível. Pneus murchos influenciam diretamente no rendimento do veículo, pois geram mais atrito com a via.

5- Ae condicionado apenas quando for necessário 

Evite o uso do ar-condicionado, o ar está ligado diretamente ao consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor. Carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado.

6- Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia

O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastam menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, previne o aumento do atrito dos pneus no solo além do necessário e não deixa que o veículo perca desempenho.

7- Não acelere e freie bruscamente

Dirigir de maneira agressiva não é bom quando o objetivo é economizar combustível. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível.

8- Mantenha uma velocidade constante

O trânsito intenso das grandes cidades também contribui para que o combustível vá embora mais rápido, já que é muito comum andar e parar a todo instante. As acelerações e freadas exigem mais do motor e aumentam o consumo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »