Jornal In Foco Publicidade 1200x90
21/09/2022 às 08h20min - Atualizada em 21/09/2022 às 08h17min

PF e Ibama descobrem garimpo ilegal em Altamira

Veja estes e outros destaques da coluna Repórter Diário desta quarta-feira (21).

- jornalinfoco.com
dol

A fiscalização da Polícia Federal e do Ibama flagrou uma extensa região de garimpo ilegal em área da União, no município de Altamira, na segunda-feira (19). A extração de ouro era feita em 67 hectares da Unidade de Conservação Riozinho do Anfrísio.

Por meio de imagens de satélites, foi constatado o aumento da atividade garimpeira. Agentes do Ibama e da PF fizeram incursões na área, inutilizando uma escavadeira hidráulica e três motores estacionários, para evitar novos ilícitos ambientais. A UC Riozinho do Anfrísio fica na Terra do Meio e integra um importante mosaico na proteção ambiental da Amazônia.

BIOECONOMIA

Representantes dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, instituições de pesquisa e setor privado participaram da segunda oitiva regional do Plano Estadual de Bioeconomia, ontem, em Marabá. O plano integra a política estadual de mudanças climáticas e envolve 41 instituições, com coordenação da Semas.

O objetivo é construir estratégias para conciliar a floresta de pé e a busca pelo desenvolvimento sustentável, valorizando os conhecimentos tradicionais. Os encontros tiveram o apoio da The Nature Conservancy (TNC).

INFÂNCIA

Acontece hoje, em Belém, o encontro para construção coletiva e integrada da iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi), uma ação do Unicef em parceria com a Prefeitura de Belém. Participam 65 gestores e coordenadores de saúde e educação de 16 unidades básicas e 20 escolas municipais, além da assistência social do município.

A ação faz parte da Agenda Cidade Unicef, que busca preservar os direitos de crianças e adolescentes. Em 2021, a PMB aderiu à iniciativa lançada em cinco cidades, a partir da experiência desenvolvida em Fortaleza.

Cabo salva soldado que se engasgou com pedaço de carne

PEREGRINA

A Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) recepciona hoje, às 9h, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para a realização da missa do Círio na instituição. O evento reúne servidores da Codem e da Cinbesa.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré será recebida pelos diretores-presidentes Lélio Costa (Codem) e Bruno Trindade Batista (Cinbesa). Em seguida, será celebrada a missa solene pelo diácono José Bento Marruaz da Silva, da Arquidiocese de Belém.

VAZAMENTO

A Capitania Fluvial de Santarém iniciou as investigações sobre as causas do naufrágio de uma balsa que transportava combustível, ocorrido no último dia 16, nas proximidades da comunidade de Cuieiras, em Monte Alegre.

Segundo moradores, a mancha de óleo avançou sobre grande parte do rio e chegou à praia. A Semas recolhe amostras do material e avalia a extensão dos danos. A quantidade de combustível despejado no rio Gurupatuba ainda é incerta, mas o vazamento representa um sério risco de poluição no manancial usado pelos pescadores e comunitários.

ESTREIA

Mais uma novidade nos 40 anos do DIÁRIO. A coluna do cerimonialista Marcelo Pinheiro passa a ser publicada no Caderno Você, a partir de agora, sempre às sextas-feiras. Com prestígio e reconhecimento na área da comunicação, o mestre de cerimônias, professor e historiador vai integrar a agenda de reportagem social do DIÁRIO com estilo próprio e diferenciado, marcando presença no dia “D” da sociedade paraense. “Vai ter sereno!”, como Marcelo costuma dizer. Claudia Matarazzo, consultora de etiqueta paulistana, é a primeira entrevistada.

LINHA DIRETA

- Com apenas 15 parlamentares presentes, ou seja, novamente sem quórum para a votação de projetos, a sessão de ontem da Alepa foi suspensa antes das 11h, após apresentação de requerimento verbal do deputado Martinho Carmona (MDB), que pedia ainda a não realização da sessão do dia 27.

- Ele, que já foi presidente da casa, justificou que seria importante permitir o contato dos deputados com a população do estado às vésperas das eleições. A solicitação, prevista no regimento interno, foi aprovada por unanimidade, e a próxima reunião ordinária ficou para 4 de outubro.

Vídeo: assaltantes levam cerca de R$ 50 mil em celulares

- Um aviso de “tire sua xerox, compre seu lanche e por gentileza, se retire” afixado na porta do centro acadêmico de Serviço Social da UFPA, seguido da justificativa de que o espaço é destinado aos estudantes do curso, criou um debate nas redes sociais.

- Nos comentários da postagem, uns defendem que todas as graduações possuem os seus CAs, que devem ser frequentados tão e somente pelos seus respectivos alunos, e outros batem na tecla de que a instituição é pública, e não deve haver restrições de permanência em quaisquer de seus espaços.

- José Menegassi, Rildo Cosson e Sírio Possenti estão entre os convidados do Letras Vivaz (@letrasvivaz), encontro dos egressos do Profletras UFPA para formação dos professores de Língua Portuguesa da rede pública, marcado para 26, 27 e 28/09.

- A sessão especial do CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, que seria realizada hoje Belém, foi adiada para o dia 11 de novembro. Problemas técnicos impediram a exibição.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90