20/07/2022 às 15h50min - Atualizada em 20/07/2022 às 15h48min

Uma tonelada de lixo de Salinas vai parar em Maracanã

Parte da sujeira teve origem nas praias de Salinópolis e foram levadas pela maré

- jornalinfoco.com
DOL

A repercussão sobre a sujeira nas praias de Salinópolis, no nordeste paraense, que viralizou no último final de semana, continua. Isto porque grande parte dos resíduos deixados pelos veranistas foram levados pelas correntes marítimas para outras praias e ilhas do litoral paraense. Uma delas é a praia da Marieta, no município de Maracanã, que é uma área de preservação ambiental (APA) tida como berçário para a reprodução de tartarugas marinhas e outras espécies.

Polícia apreende pipas usadas para apologia a facções

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela Reserva Extrativista (Resex) Maracanã, onde está localizada a praia da Marieta, ainda não é possível determinar a exata origem dos resíduos que apareceram na localidade.

As praias de Salinópolis tomadas pela sujeira deixada por veranistas

As praias de Salinópolis tomadas pela sujeira deixada por veranistas

 As praias de Salinópolis tomadas pela sujeira deixada por veranistas | ( Reprodução )
 

Entretanto, em nota enviada ao DOL, o ICMBio ressaltou que comunitários extrativistas apontam que o lixo é trazido de regiões próximas, como Salinópolis, por meio de correntes marítimas.

Somente junho, ações e mutirões de limpeza da praia feita pelo Instituto e a comunidade local recolheram quase uma tonelada de lixo da praia da Marieta, segundo dados do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Salgado Paraense. O balanço de resíduos retirados este mês ainda não foi realizado.

A praia da Marieta (Maracanã) fica próxima a Salinópolis e é uma área de preservação ambiental próxima de Salinópolis

A praia da Marieta (Maracanã) fica próxima a Salinópolis e é uma área de preservação ambiental próxima de Salinópolis

 A praia da Marieta (Maracanã) fica próxima a Salinópolis e é uma área de preservação ambiental próxima de Salinópolis | ( Reprodução )
 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »