01/07/2022 às 12h00min - Atualizada em 01/07/2022 às 12h00min

Projeto ‘Canaã, Berço da Cultura Criativa’ acontecerá em parceria com a Usina da Paz

Projeto vai mapear artistas em Canaã dos Carajás e promoverá oficinas gratuitas em parceria com a Usina da Paz. Entenda melhor o projeto

- Jornal In Foco
 
O Projeto Canaã, Berço da Cultura Criativa firmou na última semana parceria com a Usina da Paz de Canaã dos Carajás. O projeto tem como principal objetivo a realização de um mapeamento cultural do município e, por fim, a publicação de uma revista eletrônica com todo o panorama oriundo do mapeamento.
 
A iniciativa trata de um conjunto de ações culturais direcionadas para as comunidades em situação de vulnerabilidade social, que residem tanto na zona urbana como rural do município de Canaã. Entre as atividades, estão previstas oficinas gratuitas, formação continuada, exposição de artistas e eventos abertos à comunidade.
 
A parceria com a UsiPaz se estabelece após acordo firmado entre a direção do projeto, por meio de Deíze Botelho, gestora da empresa Tallentus Amazônia, Jairon Gomes, secretário da Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará, e Bruno de Carvalho, diretor da UsiPaz na cidade.
 
Deíze destacou a importância da proposta para o momento em Canaã. “Nos últimos anos, a cidade deu um enorme salto cultural, tornando-se uma referência para outros municípios paraenses, demandando essa importante atualização de dados sobre a cultura local que naturalmente torna-se um subsídio para a implementação de novas ações.”
 
“Estamos somando forças para a qualificação da cadeia produtiva da cultura do município e para dinamização e identificação do cenário artístico e cultural da cidade” destacou Jairon após o fechamento da parceria.
 
A proposta inicial é a utilização dos espaços disponíveis na Usina da Paz, tais como salas para cursos, reuniões, auditório e área externa da instituição para a realização das atividades do projeto. O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás via Termo de Fomento Nº 08/2022 e Emenda Impositiva Nº 015/2021.
 
Em entrevista, Herick Bruno falou sobre detalhes da parceria firmada. “ A ideia desta parceria é ampliar o acesso à cultura às comunidades em vulnerabilidade social do nosso município, permitindo a democratização da cultura e a promoção de mais políticas públicas.”
 
De acordo com Bruno, a parceria vai se estender pelo segundo semestre de 2022 e tem vários objetivos importantes para a sociedade. “AS oficinas buscam formar profissionais multiplicadores dos conhecimentos artísticos, além de reciclar os fazedores de cultura que já vem desenvolvendo suas habilidades culturais.”
 
O diretor finalizou destacando sua opinião sobre os benefícios do projeto para a sociedade de Canaã dos Carajás. “Penso que o principal ganho é a oportunidade do intercâmbio cultural, de estar sendo possibilitado a troca de conhecimentos entre nomes consagrados da cultura estadual e os moradores e artistas de Canaã. Além de projetar o município como um novo berço da cultura, permitindo que jovens de Canaã se utilizem desta vitrine cultural para expressar sua arte”
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »