Jornal In Foco Publicidade 1200x90
25/06/2022 às 14h56min - Atualizada em 25/06/2022 às 14h56min

"Marcha contra as drogas" reúne centenas de jovens em Belém

Ato organizado pelo Conselho Estadual de Drogas, vinculado à Sejudh, alerta a comunidade escolar sobre os riscos do uso de entorpecentes.

dol

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, aproximadamente 13% dos estudantes entre 13 e 17 anos já haviam experimentado algum tipo de droga ilícita, como maconha, cocaína, crack e ecstasy. 

A preocupação com esse panorama é o que mobilizou centenas de jovens a participarem de uma grande caminhada, na manhã deste sábado (25), no centro de Belém, chamando a atenção para as políticas de prevenção e combate ao uso de drogas no Pará.

LEIA TAMBÉM:

TikTok terá que retirar "conteúdo impróprio" para menores

Ex-paquito fala de assédio, drogas e polêmica com Xuxa

A "Marcha contra as drogas", que foi organizada pelo Conselho Estadual de Drogas, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), teve como objetivo fazer um alerta aos estudantes das escolas das redes pública estadual e municipal, privada, professores, religiosos, representantes de entidades sobre o chamou atenção para os riscos do uso de entorpecentes.

O evento, que desde 2019 não era realizado por conta da pandemia de Covid-19, também chamou atenção para o crescimento do uso de um equipamento que causa sérios danos à saúde: o cigarro eletrônico, também conhecido com vapers.

De acordo com Valber Milhomem, titular da pasta de Justiça e Direitos Humanos, a marcha tem o intuito de mostrar aos jovens os danos que o uso de drogas causa. "Nosso objetivo é, por meio dessa marcha, criar uma cultura contra as drogas, mobilizar a juventude para dizer não às drogas, envolver instituições públicas e privadas, autoridades políticas”, destacou. 

O professor Dário é coordenador da Escola Estadual Zacharias de Assunção. Para ele a marcha é de fundamental importância para explicar os malefícios do uso de entorpecentes. "Muitos jovens ainda acham que as drogas são o caminho mais fácil. Essa caminhada, feita pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, é importante pois alerta os principalmente os alunos de que o aliciamento pode acontecer em qualquer lugar", frisou.

Lisiane Caldas, de 16 anos, é aluna da Escola Duque de Caxias, no bairro da Marambaia, em Belém, e estava desde cedo à espera da marcha. "Esse evento é muito importante por que ele é para a vida e pela vida", disse a estudante.

 (Foto: Reprodução Agência Pará)
  

 

Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas

A caminhada faz parte das programações da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, que tem programação prevista até o dia 1º de julho. " Queremos fortalecer os canais de diálogos com os poderes no âmbito estadual para discutir, propor e monitorar políticas, programas e projetos que respondam às necessidades desta parcela da população, a partir de ações integradas com diversos poderes públicos e sociedade civil organizada", afirmou Edwin Júnior, do Conselho Estadual de Drogas (CONED).

CONED

O Conselho Estadual de Drogas é órgão colegiado e autônomo, de orientação normativa, que garante a aplicação da política sobre drogas no estado do Pará. Cabe ao Coned a fiscalização e controle de materiais de propaganda e eventos, estímulo e apoio à criação de Conselhos Municipais sobre Drogas, fiscalização da rede de tratamento e recuperação, a avaliação quanto à viabilidade de programas e projetos e o fomento de pesquisas capazes de norteará políticas públicas sobre drogas.

A caminhada que reuniu centenas de jovens chamou atenção para as políticas de prevenção e combate ao uso de drogas no Pará. | Gerlando Klinger/Sejudh
/A caminhada que reuniu centenas de jovens chamou atenção para as políticas de prevenção e combate ao uso de drogas no Pará.

/A caminhada que reuniu centenas de jovens chamou atenção para as políticas de prevenção e combate ao uso de drogas no Pará.

A caminhada que reuniu centenas de jovens chamou atenção para as políticas de prevenção e combate ao uso de drogas no Pará. | Gerlando Klinger/Sejudh

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90