Jornal In Foco Publicidade 1200x90
14/06/2022 às 08h31min - Atualizada em 14/06/2022 às 08h31min

As águas verdes que encantam na “Terra do carimbó”

Em Marapanim, igarapé proporciona experiência única e é apropriada para quem busca um lugar sossegado e aconchegante

dol

Nem só de carimbó e de belas praias se faz o turismo em Marapanim e não é só o bloco de carnaval Pretinhos do Mangue que leva as pessoas à Curuçá. As duas cidades no nordeste paraense têm muito para apresentar para os turistas e oferecer experiências únicas de contato com a natureza. Por que citar os dois municípios num único roteiro? É porque parece não existir limites entre eles quando se trata de paraísos naturais. 

Uma prova disso é o balneário Águas Verdes que, apesar de ficar relativamente próximo ao portal de Marapanim, pertence a Curuçá. É uma piscina natural formada por um igarapé de águas verdes e cristalinas que é conhecido apenas por moradores da região. Antes, era chamado de balneário do Lazyr. 

 Reprodução

O Águas verdes fica na estrada que leva até a comunidade de Caratareua, cujo acesso se dá pela rodovia PA-318. O caminho é guiado por placas em árvores postes ao longo do ramal, que fica logo após o vilarejo de Simoa. Não há transporte regular que faça linha para lá, tem de ir de veículo próprio ou negociar com mototaxistas e taxistas de Marapanim, mas este valor pode sair caro. 

O balneário fica numa propriedade privada e há cobrança de entrada (5 reais). É permitido levar alimentos, mas não bebidas alcoólicas - os proprietários pedem a consumação no bar. Tem campo para futebol e um bosque que rende um ótimo ensaio fotográfico, além do bosque que permite trilhas curtas. 

O terreno é grande e o igarapé pequeno. Portanto, se você quer um passeio sossegado a dica é ir pela manhã, pois a maioria dos frequentadores costuma ir durante a tarde e, principalmente, aos domingos. 

 Reprodução

Um fogão de barro próximo ao bar costuma ser a sensação por ali. Há quem diga que a comida preparada nestes fogões tem mais sabor.

Onde fica 

l Curuçá, mas o acesso é por um ramal pela PA-318, que leva a Marapanim. 

Valores: 

l Entrada: R$ 5 

O que fazer: 

l Banho de piscina natural 

l Esportes (futebol, vôlei) 

l Trilha


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90