Jornal In Foco Publicidade 1200x90
08/06/2022 às 13h36min - Atualizada em 08/06/2022 às 13h36min

Associação de Vela e Canoagem realiza limpeza de rio

A Limpeza do Rio Murucupi foi realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 5 de junho.

dol

Na manhã do último domingo (5), foi realizada a limpeza do Rio Murucupi, em Vila dos Cabanos, Barcarena-Pa. A ação que aconteceu pela primeira vez no município reuniu cerca de 25 pessoas em 15 caiaques e 1 lancha.

A Limpeza do Rio Murucupi foi realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 5 de junho. Além dos benefícios à conscientização sobre a conservação ambiental, a iniciativa traz um alerta sobre a importância da destinação correta do lixo produzido próximo aos rios. 

Segundo Ilmo Ribeiro, 48 anos, que participou e foi um dos organizadores do evento, o objetivo da ação foi conscientizar sobre a conservação. “É fundamental que todos tenham consciência de que é um dever nosso conservar os nossos rios para que a vida nas nossas florestas possa continuar existindo e para nós possemos continuar usufruindo de toda essa natureza que nos cerca aqui em Barcarena”. 

“Pequenas ações como essa engajam e deixam marcas de conservação e educação ambiental. Prospecções apontam uma recuperação a médio prazo do Rio Murucupi, mas pequenas atitudes, mesmo que de baixo impacto local, promovem melhor uso e o cuidado de recursos desse habitat.” Comenta Rafael Menezes, Biólogo e canoísta, que participou da organização da ação. 

A ação foi uma iniciativa da CAECO (Caripi Associação Eco-Esportiva de Vela e Canoagem)

A ação foi uma iniciativa da CAECO (Caripi Associação Eco-Esportiva de Vela e Canoagem)

 A ação foi uma iniciativa da CAECO (Caripi Associação Eco-Esportiva de Vela e Canoagem) | ( Reprodução)
 

O Grupo de canoístas saiu do restaurante Reserva do Arrozal e seguiu para o rio Murucupi, percorrendo cerca de 14 quilômetros ao todo no trajeto. O passeio teve início na manhã de domingo, 5, no bairro da Fazendinha em Barcarena-Pa, e retornou para o ponto de partida para o almoço. 

Entre os objetos recolhidos pelos remadores estão fraldas, pedaços de isopor, garrafas pet, restos de roupa, sapatos, baldes e até uma porta de geladeira, além de outros objetos. Todo lixo recolhido foi repassado para a Prefeitura de Barcarena que levará os objetos para o aterro sanitário da cidade.

A ação foi uma iniciativa da CAECO (Caripi Associação Eco-Esportiva de Vela e Canoagem) e contou com o apoio do restaurante Reserva do Arrozal, Hotel Equinócios, ArtMan e Barcarena360. A associação que retornou suas atividades em 2020, vêm realizando inúmeras iniciativas e competições visando fomentar a prática de esportes aquáticos em Barcarena. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90