Jornal In Foco Publicidade 1200x90
07/06/2022 às 20h29min - Atualizada em 07/06/2022 às 20h29min

Indígenas se formam em Licenciatura Intercultural no Pará

Essa é a primeira vez na história que alunos do povo Munduruku vão se formar no curso superior de Licenciatura Intercultural Indígena, da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

dol

Será realizada na quarta-feira (8), às 16h, no município de Jacareacanga, a formatura dos novos indígenas da etnia Munduruku do Alto Tapajós, em Licenciatura Intercultural Indígena, curso ofertado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Na ocasião, 74 alunos receberão a outorga de grau. 

A cerimônia terá a presença do governador Helder Barbalho, do reitor da Uepa, Clay Chagas, da vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana e Joelma Alencar, coordenadora do Núcleo de Formação Indígena (Nufi), além de outros professores da comunidade acadêmica.

No final de abril, entre os dias 27 e 28, foram realizadas as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) das turmas de etnia Munduruku do Alto Tapajós. Pela primeira vez, os alunos do curso defenderam seus trabalhos na cidade de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, o que facilitou a locomoção dos acadêmicos que residem nas mais de 274 tribos da região. 

Os trabalhos apresentados foram pautados por três áreas de atuação que abrangem o curso: Linguagem e Arte, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas e Sociais. As temáticas abordadas nos trabalhos estão dentro das respectivas áreas de ensino. 

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena está dentro da política indigenista da Uepa, coordenado pelo Núcleo de Formação Indígena. O Núcleo constitui-se num espaço interinstitucional na Uepa, que visa garantir aos povos indígenas formação superior, realização de pesquisas, atividades de extensão e formação continuada, de acordo com as necessidades e realidades dos povos indígenas.

A formatura dos novos profissionais está marcada para ser realizada no começo de junho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Jornal In Foco Publicidade 1200x90